terça-feira, 31 de agosto de 2021

Onda de incêndios de igrejas no Canadá

Igreja de mais de um século sofreu atentado em Morinville, Edmonton
Igreja de mais de um século sofreu atentado em Morinville, Edmonton
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Uma enxurrada de ataques incendiários tomou como alvo as igrejas no Canadá denunciou o jornalista Ezra Levant, no programa da FOX News de Tucker Carlson, reproduzido por LifeSiteNews.

Segundo Levant está agindo uma organização subversiva que é o equivalente canadense do movimento “Black Lives Matter” americano que “incendeia empresas de propriedade de negros em bairros negros, e isso não ajuda os negros”.

“De repente, o Canadá ficou se parecendo muito com a União Soviética”, observou Carlson, aludindo à devastação antirreligiosa feita pelos comunistas soviéticos na Revolução que explodiu em 1917.

Essa onda antirreligiosa “soviética” foi atiçada pela cobertura midiática que fez sensacionalismo a propósito da descoberta de sepulturas sem identificação em escolas residenciais outrora administradas pela Igreja “voltadas para os aborígenes”.

Já foram queimadas ou vandalizadas quase 40 igrejas, a maioria delas católicas, em diversas partes do Canadá.

A mídia sensacionalista – que, aliás, se diz contra as “fake News” – não leva em consideração que desde os inícios da evangelização, as missões ofereciam cobertura total para os pobres indígenas.

Desde a escolarização, dispensários médicos, orfanatos e asilos, e, obviamente sepultura digna, gratuitamente.

E não só para os índios, mas também para toda a população, sobretudo a católica que desejava ser enterrada em cemitério santo abençoado e protegido pela Igreja.

Restos fumegantes da igreja do Sagrado Coração de Jesus perto de Penticton, British Columbia
Restos fumegantes da igreja do Sagrado Coração de Jesus perto de Penticton, British Columbia
Não há razão para se escandalizar se se encontra cemitérios em áreas de antigas missões ou contiguas a igrejas.

Se por ventura houve abusos, devem ser estudados com serenidade e se aguardar o pronunciamento da autoridade competente. Nunca partir para o incêndio ou destruição do templo sagrado.

Levant mostra que não há nenhuma atitude equilibrada nem respeitosa, mas sim militância de esquerda radical anticatólica, indigenista e ecologista.

“Parece que estamos exagerando um pouco? Bem, eles estão queimando igrejas católicas e anglicanas nos últimos dias.

Sim, são os grupos de esquerda. Mas os líderes do Canadá não estão condenando o incêndio de igrejas. Não. Eles estão endossando o incêndio de igrejas”, acentuou.

Levant denunciou a Carlson que nos ataques às igrejas queimadas “você costuma ter vândalos brancos filmando-se profanando uma igreja” como se fosse um feito feliz.

O maior problema é o silêncio ou o apoio tácito da cúpula política, disse Levant.

O jornalista acrescentou que “reluta em usar a palavra Kristallnacht [a “Noite dos Cristais” que resultou em muitas mortes e milhares de judeus levados para campos de concentração; no final, seis milhões morreram no Holocausto] porque ainda não chegamos lá”, mas está perto e o termo se aplica por analogia aos incêndios de igrejas no Canadá.

“Obviamente, ainda não fomos tão longe, mas como você chama isso quando literalmente dezenas de igrejas estão sendo sistematicamente vandalizadas, incendiadas? “, perguntou

Também jogam tinta vermelha como contra a catedral de Nossa Senhora de Calgary
Também jogam tinta vermelha como contra a catedral de Nossa Senhora de Calgary
Gerald Butts, um amigo próximo do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, acha “compreensível” que igrejas tenham sido queimadas. E Trudeau que diz que é “inaceitável e errado” contraditoriamente não age com a presteza mínima que exige a lei e o bom senso.

Harsha Walia, diretora executiva da British Columbia Civil Liberties Association (BCCLA) despertou fúria online depois de incitar abertamente à violência contra as paróquias católicas, escrevendo no Twitter: “Queimem tudo.”

Levant observou que muitas das igrejas que estão sendo incendiadas são de aborígenes, que pediram que suas igrejas não fossem queimadas.

A Igreja Católica é um alvo seletivo de mídia, das esquerdas e das ONGs ecolo-tribalistas.

O autor católico Michael O'Brien, que frequentou uma dessas escolas residenciais deu testemunho à Comissão da Verdade e Reconciliação, e apontou que o maior abuso foi causado pelas autoridades estaduais.

Quando o governo laico assumiu essas escolas, elas passaram a ser gravemente subfinanciadas, as crianças não recebiam cuidados médicos suficientes e sofriam de taxas excessivamente altas de tuberculose.

O Departamento de Assuntos Indígenas, órgão do governo, se recusava a enviar para casa os corpos das crianças falecidas pelo que eram frequentemente enterradas no local.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.