quarta-feira, 2 de março de 2016

Igreja transformada em clube de skate e esoterismo

A igreja de Santa Bárbara abandonada foi rebatizada 'Templo do Caos.j
A igreja de Santa Bárbara abandonada foi rebatizada 'Templo do Caos'
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




A digna igrejinha de Santa Bárbara, na localidade de Llaneras, região das Astúrias, na Espanha, foi cair nas mãos de um “artista urbano”, um grafiteiro de nome Okuda San Miguel, informou El Mundo de Madri.

Ele foi contratado por um grupo que se apresenta como um “coletivo” de nome Church Brigade.

Essa ONG comprou a igreja abandonada pelo clero em 2007 e a dedica exclusivamente ao skate, misturado com superstições tipo Nova Era.

A igreja tem 300 metros quadrados e foi construída num belo estilo neorromânico com detalhes neogóticos.

Obra do arquiteto asturiano Manuel del Busto concluída em 1912, ela teve privilégios de basílica.

Sofreu muito com a Guerra Civil 1936-1939 e não foi restaurada como merecia.

A revolução eclesiástica na arquitetura se desinteressou por esse nobre templo, outrora residência do Santíssimo Sacramento.

Na ideologia "progressista" era uma igreja feita com a mentalidade dos "ricos" e não dos "pobres", "fechada" e não "aberta".

O 'Templo do Kaos' é um doloroso fruto da revolução na Igreja
O 'Templo do Kaos' é um doloroso fruto da revolução na Igreja
Ernesto Fernández Rey (a) Jernest, líder da ONG Church Brigade, comprou a igreja abandonada dizendo que ia instalar uma empresa multisserviços.

O grafiteiro Okuda degradou ao extremo o nobre templo pintando-o por dentro com cores e imagens aberrantes, que incluem insinuações obscenas e esotéricas num estilo que poderia ser qualificado de surrealismo pop.

Okuda aceitou desfigurar a igreja quando viu uma foto na Internet de praticantes do skate dentro dela.

A ONG Church Brigade conhecia outros trabalhos dele e encomendou-lhe a deformação.

Muitos vitrais ficaram, mas outros foram desenhados por Okuda e instalados sobre o altar mor.

O grafiteiro aplicou a esotérica pintura em sete dias, com a ajuda de três assistentes.

Okuda foi pago por mecenas e a ONG quer atrair um vasto público para passar a mensagem da convergência do skate com as ruínas da Igreja.

Não faltará religioso “moderno”, “progressista”, ou “na onda” para comemorar a profanação.





4 comentários:

  1. Não conheço o continente europeu, mas lendo essa reportagem penso que essa adaptação de igrejas abandonadas para fins profanos mostra como o cristianismo está em crise e decadente na Europa. E vai piorar ainda mais com a recente invasão islâmica na Europa. Mas, comparando a situação da Europa com a do Brasil, tenho a sensação de que a situação do cristianismo e do catolicismo no Brasil é ainda pior devido à forte presença do marxismo na cultura latino-americana, da teologia da libertação, etc. No Brasil, as igrejas estão cheias, mas não se constroem mais igrejas para atender as necessidades pastorais da população que aumenta, sobretudo nos grandes centros urbanos. Por outro lado, as pessoas que enchem as igrejas no Brasil vivem um cristianismo superficial, individualista e medíocre. Não há solidariedade nem caridade nas comunidades paroquiais no Brasil e ainda algumas são flageladas pela praga das fofocas, mal contra o qual o Papa Francisco pregou muitas vezes. De qualquer forma, é triste ver uma igreja tão bonita como essa na Espanha e que foi desacralizada.

    ResponderExcluir
  2. Até mesmo o papa francisco, defende deixar as fronteiras abertas sem restrições. Levando a Europa a um colapso, com tamanha invasão do islã.
    As pessoas precisam acreditar em algo maior e quando tiramos o evangelho de Jesus, damos abertura para todos os outros tipos malucos de adoração a "sei la o que".

    ResponderExcluir
  3. Modernismo ajudando no secularismo na Europa, não é a toa que os marxistas que estão no poder naquele continente usam até dos islâmicos pra destruir o Cristianismo e todo o povo europeu.

    Lamentável, só não acreditando em Deus pra fazer esses absurdos em uma Igreja.

    ResponderExcluir
  4. O inimigo de Deus usa os homens para dessacralizar as igrejas, templos de Deus; e, às vezes, até de forma violenta, como no seguinte caso:
    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/19218/Sinal-dos-Tempos-Invasao-de-capela-e-destruicao-de-imagens-assustam-moradores-na-cidade-de-Merces-MG

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.