Atentado na igreja de Owo fez dezenas de mártires |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Na festa de Pentecostes, fanáticos muçulmanos entraram na igreja de São Francisco Xavier de Owo, no estado de Ondo, na Nigéria, e abriram fogo contra os fiéis martirizando a vários deles, inclusive muitas crianças, noticio “Infocatólica”.
Paradoxalmente, o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, condenou o atentado com termos mais próximos da Fé, da esperança do Céu e da punição eterna dos algozes de Satanás.
Seu porta-voz, Femi Adesina, disse que aos atacantes aguarda a pena eterna na terra e no além. Expressando suas condolências às famílias das vítimas e à Igreja católica, o Chefe de Estado afirmou que “este país nunca se renderá ante o mal e os malvados, e as trevas nunca vencerão a luz”.
O bispo Emmanuel Badejo, da diocese de Oyo, sublinhou que malgrado os conflitos religiosos na Nigéria causaram assassinatos brutais, poucos se podem comparar à crueldade do crime religioso praticado na festa de Pentecostes, registrou “Infocatólica”.
As vítimas tinham idades de 2 anos a 3 anos até 85 anos. Um padre presente durante o ataque disse ter ouvido três ou quatro explosões, além dos tiros, e que todo o ataque durou entre 20 e 25 minutos.
Outras duas igrejas católicas agredidas pelo Islã |
Em país algum do mundo morrem martirizados tantos católicos quanto na Nigéria: pelo menos 4.650 em 2021 e quase 900 nos primeiros três meses de 2022.
Os “assassinatos rituais, sequestros, assassinatos, linchamentos, sequestros e assaltos à mão armada continuam a aumentar a contagem sangrenta de mortes inocentes e sofrimento na Nigéria todos os dias”, disse Badejo.
O ISWAP, facção do grupo islamista fundamentalista Boko Haram, foi identificado pelo governo como responsável do ataque.
O padre que testemunhou o ataque Pe. Andrew Adeniyi Abayomihe destacou que em seu convívio com seus paroquianos “não vi uma perda de fé, mas sim um fortalecimento”, acrescentou “Infocatólica”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.