quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Bancos sem fiéis: Igreja Católica alemã
naufraga no vazio da modernidade e do relativismo moral

Bancos sem fiéis: cena cada vez mais frequente nas igrejas alemãs.
Bancos sem fiéis: cena cada vez mais frequente nas igrejas alemãs.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Na Alemanha, a Igreja Católica, altamente modernizada e cada vez mais distante de suas gloriosas tradições, vive grave crise, de acordo com relatório apresentado pelo presidente da Conferência Episcopal Alemã (CEA), Cardeal Reinhard Marx: cada vez menos fiéis, sacerdotes que não se confessam e uma queda geral dos batizados e casamentos, informou a agência ACI Prensa.

Na Alemanha há 23,7 milhões de católicos – 29% da população – mas em 2015 perdeu 181.925.

Em relação a 20 anos atrás, o número de batizados e casamentos revela uma preocupante tendência geral de queda.

Em 1995 260 mil crianças receberam o Batismo, mas em 2015 apenas 167 mil. Em 1995 houve 85.456 casamentos na Igreja, mas em 2015 o número caiu para quase a metade: somente 44.928.

Se até divorciados recasados podem receber a comunhão e concubinos podem estar “bem casados”, segundo afirmações do clero progressista, muitos dispensam essa cerimônia ineficaz.



Cardeal Reinhard Marx: cada vez menos fiéis, sacerdotes que não se confessam e uma queda geral dos batizados e casamentos.
Cardeal Reinhard Marx: cada vez menos fiéis, sacerdotes que não se confessam
e uma queda geral dos batizados e casamentos.
Em 1995, 18,6% dos católicos alemães iam à Missa, mas em 2015 só vão 10,4%.

Apenas 54% dos sacerdotes se confessam uma vez por ano, ou abandonaram de vez essa prática fundamental.

O indiferentismo moral é mais acentuado entre os chamados agentes ou assistentes de pastoral: 91% não se confessam uma vez por ano, ou pura e simplesmente nunca.

O Cardeal Reinhard Marx, um dos líderes mundiais da subversão da moral tradicional católica, comemorou que a “Igreja na Alemanha continua tendo uma grande força”, dando de ombros para a alarmante evidencia que ele próprio comunicou.

A apostasia é um gesto tremendo mas quem adotou a mentalidade ecumênica segundo a qual há uma equivalência das religiões passou a ser um gesto subjetivamente intranscendente, embora gravíssima ante Deus.

Diante das ondas de fiéis que se afastam ou apostatam, o Cardeal pediu mais modernidade e relativismo, que ele definiu como “prática pastoral sofisticada que faça justiça às pessoas de diferentes tipos de vida” – que incluem todas as formas de vida irregular e escandalosa.

Em apoio à pastoral em degringolada, o Cardeal citou “a conclusão do Sínodo dos Bispos e a exortação apostólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco”, na qual encontrou “importantes sinais” da pastoral assumida pela CEA.

Montagem na igreja abandonada de S.Jorge na República Checa é imagem surrealista da crise na igreja alemã.
Montagem na igreja abandonada de S.Jorge na República Checa
é imagem surrealista da crise na igreja alemã.
Recebendo bispos alemães em visita ad limina em novembro de 2015, o Pontífice romano falou da “erosão da fé católica” no país.

Ele afirmou que “se nota uma queda muito forte da participação na Missa dominical e na vida sacramental. Nos anos 60, quase todos os fiéis participavam todos os domingos na Santa Missa, mas hoje são menos do dez por cento”.

Porém, esta constatação não foi acompanhada de oportunas ações pastorais e exemplos apostólicos para reavivar a fé e as práticas morais e religiosas tradicionais.

Pelo contrário, o desenvolvimento do Sínodo da Família e sua expressão doutrinária expressa na Amoris Laetitia parecem feito de molde a afastar ainda mais os fiéis da prática religiosa, da fidelidade à moral tradicional, da família e da frequência aos sacramentos, segundo evidenciou o relatório do episcopado alemão que citamos.


6 comentários:

  1. Isso é mais um exemplo de como aquela profecia do Cardeal Ratzinger sobre uma minoria católica está se realizando, sobretudo na Europa:
    “Da crise atual surgirá uma Igreja que terá perdido muito. Será menor e terá que recomeçar mais ou menos do início. Já não será capaz de habitar os edifícios que construiu em tempos de prosperidade. Com a diminuição de seus fiéis, também perderá grande parte dos privilégios sociais”. Recomeçará com pequenos grupos, com movimentos, e isto graças a uma minoria que terá a fé como centro da experiência. “Será uma Igreja mais espiritual, que não subscreverá um mandato político cortejando seja a Esquerda, seja a Direita. Será pobre e se converterá na Igreja dos indigentes”.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil tem acontecido um fenômeno estranho! Não sei se já repararam nisso, mas as igrejas no Brasil, pelo menos na minha cidade, têm estado cada vez mais cheias. Mas isso não significa que a fé das pessoas tenha aumentado ou que o seu comportamento moral tenha melhorado. Pelo contrário! Aqui também, como na Alemanha, a fé das pessoas não é da melhor possível, a decadência moral é gritante, mas as igrejas estão cada vez mais cheias. Alguém mais já observou esse fenômeno?! Gostaria de entendê-lo, mas não consigo compreender exatamente o que está acontece. A hipótese que eu levanto para isso é de que as cidades estão crescendo populacionalmente, mas o clero não tem acompanhado esse crescimento da população,ficando os fieis obrigados a assistirem missas em poucas igrejas, que, dessa formam, se tornam insuficientes para o grande número de fieis. E aí em vem outra dúvida: será que está faltando dinheiro para o clero construir mais igrejas ou é pelo comodismo do mesmo que não se constroem mais igrejas?

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe pelo desabafo. Não escrevi para contestar o artigo. Apenas queria partilhar um problema que tenho notado em minha cidade. Moro em uma cidade do interior de Minas Gerais que está em franco crescimento populacional e geográfico, mas o número de igrejas na cidade não tem acompanhado esse crescimento populacional e geográfico da cidade, o que está fazendo com que as igrejas que foram construídas há muitas décadas para uma população muito menor em comparação a hoje fiquem pequenas e lotadas. Não sei se estou conseguindo expressar o que gostaria de dizer, mas vai no sentido de uma igreja também em crise embora pareça que não.

    ResponderExcluir
  4. Até agora quase nada saiu em português, mas estão noticiando que a Alemanha está pedindo aos seus cidadãos para estocarem comida e água para pelo menos 10 dias. Será que vai acontecer alguma coisa grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu uma notícia em português sobre isso!
      https://www.noticiasaominuto.com/mundo/642189/governo-alemao-aconselha-cidadaos-a-armazenar-comida-e-agua

      Excluir
    2. Veja que triste! Além de as igrejas na Alemanha estarem vazias, também estão sendo transformadas em lugares para eventos mundanos.
      Citando:
      "Nas noites de 18, 19 e 20 de agosto, a catedral de Colónia, na Alemanha, foi palco de um espetáculo tipo “trance”, uma espécie de combinação psicadélica entre o lazer e a música electro techno."
      https://odogmadafe.wordpress.com/2016/08/23/as-noites-da-catedral-de-colonia/

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.