quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

UE tenta vetar símbolos religiosos em moeda, mas povo eslovaco resiste e vence

Modelo pretendido pela UE: santos sem aura e sem cruz nos paramentos
Modelo pretendido pela UE: santos
sem aura e sem cruz nos paramentos
Para comemorar o 1150º aniversario da evangelização da Eslováquia, o Banco Central desse país aprovou o lançamento de moedas de dois euros com a imagem dos Santos Cirilo e Metódio.

 Além de evangelizar a região, eles criaram o alfabeto cirílico para traduzir a Bíblia, o qual é atualmente adotado por várias línguas eslavas, noticiou Infocatólica.

O desenho aprovado incluía num dos lados da moeda a efígie dos dois Santos com as respectivas aureolas e cruzes em suas vestimentas. Porém, a Comissão Europeia e alguns Estados da UE pediram a eliminação desses símbolos, “para obedecer ao princípio da neutralidade religiosa”.

O governo eslovaco cedeu à pressão, porém diversas instituições e eminentes figuras da vida social e política do país protestaram firmemente.


Modelo aprovado pela Eslováquia:
Santos Cirilo e Metodio com aura e cruz nos paramentos
A Conferência Episcopal qualificou de “vergonha” dita imposição. O porta-voz dos bispos declarou:

“Em 1988, os fiéis da Eslováquia arriscaram suas vidas pregando a doutrina que haviam pregado os dois santos. Realmente vivemos num Estado de Direito, ou num sistema totalitário que nos dita quais atributos podemos utilizar?”.

Diante da reação popular, o Banco Central do país reconsiderou sua posição e aprovou o modelo original com os símbolos e atributos dos Santos Cirilo e Metódio, fundadores da identidade católica nacional.

Anton Ziolkovský, secretário executivo da Conferência Episcopal, agradeceu o apoio da população eslovaca dizendo: “Esperamos que nossas legítimas motivações sejam respeitadas agora pela Comissão Europeia”.

O temor tem todo o propósito considerando-se o constante atropelo dessa Comissão à vontade dos povos membros da UE.



2 comentários:

  1. As moedas portuguesas de euro e centimos tem o rodado de D. Afonso I -a cruz e a rosa. Se nós lutámos contra os mouros durante 500 anos para limpar a nossa terra, quem se atreverá a mudar-nos?

    E já agora a bandeira tem uma cruz no escudo -quererão mudá-la? Penso que o gang dos aventais gostaria, mas nem com terrorismo e controlo do estado tiveram a desfaçatez!

    ResponderExcluir
  2. grata por nos manter informados !! ótima noticia !!! é a promessa dO Senhor se cumprindo ! "" eu estarei sempre convosco "" "as portas do inferno ñ prevalecerão contra a Igreja de Jesus ""

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.