quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Teologia herética

Pe. Alfonso Llano Escobar S.J., autor do ofensivo artigo

Gregório Vivanco Lopes


No principal jornal colombiano, “El Tiempo”, edição de 24 de novembro, foi publicado um artigo do jesuíta Alfonso Llano Escobar, S. J., que constitui um ataque direto à virgindade perpétua de Nossa Senhora.

Ademais, o dito sacerdote defende a idéia esdrúxula e perfeitamente herética de que, enquanto a pessoa divina de Nosso Senhor teria se formado por ação do Espírito Santo, a pessoa humana viria do relacionamento de Nossa Senhora com São José. E que Jesus teria vários irmãos carnais.

Trata-se de uma heresia protuberante e descabelada, só possível de ser publicada num mundo tão conturbado como o atual, em que caminha a todo vapor o processo de autodemolição da Igreja anunciado por Paulo VI.


Contrariando a doutrina e a tradição da Igreja, escreveu o jesuíta: “María gera o Filho de Deus virginalmente, no sentido teológico, sem a intervenção de José, tal como o relata Mateus 1,26, por obra e graça do Espírito Santo. De outro lado, como mãe do homem Jesus, igual a nós, o gera com um ato de amor com seu legítimo esposo, José, do qual teve quatro filhos varões e várias mulheres (Mt 13,53 e ss.)”.

Reações

Felizmente os fiéis católicos que leram o artigo encheram-se de indignação por ver assim espezinhadas as pessoas de Nosso Senhor e Nossa Senhora.

Protestos veementes chegaram não apenas ao jornal que publicou o artigo, mas à Conferência Episcopal Colombiana e à Ordem dos Jesuítas, manifestando até intenção de levar o caso ao Vaticano se necessário fosse.

A primeira resposta de que tivemos conhecimento veio em entrevista do Pe. Pedro Mercado Cepeda, secretario adjunto da Conferência Episcopal da Colômbia. Afirma ele que “o sacerdote jesuíta contraria claramente a fé da Igreja Católica. Não é a primeira vez”. Ademais de negar a virgindade corporal de María, “o Pe. Llano nega a divindade de Cristo [...] sua postura é claramente herética”.(1)

Informa ainda o Pe. Cepeda que “alguns Bispos manifestaram privadamente seu descontentamento” ao Pe. Llano. Por que só alguns? E por que privadamente, dado que a heresia foi publicamente manifestada? Não encontramos explicação.

De outro lado, “Mons. José Daniel Falla, secretário geral da Conferência Episcopal, assegurou que ‘o padre Llano perdeu o horizonte e deixou de lado a fé que se apregoa na Iglesia desde seus inícios, ao negar a virgindade de María’, e por em dúvida a divindade de Jesus”.(2)

Para o bispo de Líbano-Honda (Colombia), Mons. José Miguel Gómez Rodríguez, o sacerdote jesuíta, por suas posturas errôneas, “tem que saber que incorre em heresia. Não é necessário um decreto oficial de um Bispo”.(3)

Desculpas mas não retratação

Em 8 de dezembro o Pe. Alfonso Llano Escobar publica em “El Tiempo”, artigo bastante sibilino, intitulado “Mea Culpa”.

Uma retratação?

Longe disso.

Limita-se a pedir desculpas por trazer à minha coluna discussões e pontos de vista de teólogos”. E acrescenta: “deixando os temas delicados para discussões entre teólogos, quero limitar-me a apresentar a doutrina da Igreja e do povo de Deus”.

Ou seja, mantém a postura de que “teólogos” (entre os quais, naturalmente, ele) podem defender posições contrárias à virgindade de Nossa Senhora e à divindade de Cristo, portanto claramente heréticas. O erro teria sido apenas ter levado isso ao público!

Em seguida o Pe. Llano reproduz diversas afirmações extraídas do Concílio Vaticano II e do livro de Bento XVI, que falam da concepção virginal de Jesus Cristo. Retratação, nenhuma!

No dia seguinte ao “Mea Culpa” o mesmo jornal publica matéria com o título “Proíbem o padre Llano de escrever em El Tiempo”. E explica que, em mensagem à direção de El Tiempo, o mesmo Pe. Llano diz: “O padre Adolfo Nicolas, superior geral da Companhia de Jesus, deu ordem ao padre Alfonso Llano de dar por terminada sua vocação apostólica de escritor, o priva de sua liberdade de palavra e lhe exige que não se despeça e guarde absoluto silêncio”. Explica o diário que o Pe. Adolfo Nicolas é “a máxima autoridade” dos jesuítas no mundo.(4)

Fumaça de Satanás

Lamentavelmente, porém, o Pe. Llano não está sozinho. O Pe. Francisco de Roux, superior dos jesuítas na Colômbia, saiu em sua defesa alegando que “o padre Llano nunca pôs em dúvida a divindade de Jesus”.(5)

A julgar pela notícia, o Pe. Roux não explica como essa sua afirmação se coaduna com o artigo impugnado do Pe. Llano em que a heresia é clara e manifesta.

Saudamos as medidas saneadoras tomadas pelo Superior Geral dos Jesuítas, bem como pelas posições de Bispos e sacerdotes que se posicionaram claramente contra as heresias do Pe. Llano.

É de se desejar que elas não fiquem nisso, mas vão adiante, para o bem da Igreja e salvação das almas. Sacerdotes que difundem heresias, como o Pe. Llano – e a espécie hoje em dia infelizmente é vasta – sejam considerados fora da Igreja se não se retratarem.

Seria um meio de começar a limpar os meios católicos da pestilenta “fumaça de Satanás” que, no dizer de Paulo VI, entrou no Templo de Deus. E faz correrem as lágrimas sacrossantas da sempre Virgem Maria.
______________________
(1) ACI/EWTN, 5-12-12

(2) El Tiempo, 6-12-12
(3) ACI, 8-12-12
(4) El Tiempo, 9-12-12
(5) Idem, ibidem




3 comentários:

  1. Algum católico sensato ainda duvida de que a igreja católica já está protestantizada.

    http://www.youtube.com/watch?v=7KdBwcJzBqY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  2. O PRÍCIPE DESSE MUNDO ESTÁ POR DETRÁS DE TUDO...
    O protestantismo e rebeliões em geral contra a doutrina da Igreja foram alicerçados no dissenso e anti semita Lutero: entrou no convento sem vocação sacerdotal, mas para se abrigar por crime de morte cometido, por inveja; ordenou-se e se envolveu em adultérios, idem com os Rosacruzes, suicidando-se ao final. Era de um genio rebelde e irascível e possuía aversão a superiores, demonstrando-o na revolta ao poder hierárquico-doutrinário exercido pela Igreja à época.
    Compara-se à esquerdo-comunista Teologia da Libertação-TL dos comunistas, protestantes e maçons infiltrados na Igreja.
    Lutero se esforçou em suprimir o poder eclesial católico e sua rígida doutrina tradicional bíblico-patrística por um sistema mais flexível e individual, em que pessoas e comunidades escolhessem pastores, ensinariam a seu modo e critério; resultado: gradativa expansão de milhares de seitas em que cada uma doutrina a seu modo ou conveniência, acusam-se mutuamente de heréticas, traduzindo-se num Evangelho e igrejas conversíveis a situações, interesses - idem à TL, na versão atual muitas aliaram-se ao PT - e imensos contrastes entre facções que, apesar dos paradoxos, afirma cada uma inspirada pelo Espírito Santo(?)…
    De fato, cada evangélico, cismático ou sectario é uma micro seita devido à interpretação pessoal que difere entre si; há seitas abortistas, outras pró adultério, etc; a Eucaristia sim, outras não, embora inválida; o batismo de crianças sim, outras não etc., e até homossexualistas e, quase sem exceção, cultuam o esoterismo, similares a centros espíritas: manifestações de entidades, exorcismos de supostos maus espíritos ou para curas, histeria coletiva, rodopios, pessoas em aparentes transes – enfermando-se, o pastor não convoca outro para exorcizá-lo; vai ao médico. E suas as homilias sujeitam-se à aprovação ou não individual, tudo no mais absoluto relativismo doutrinário-hermenêutico.
    Há grupos RCCs dissidentes às rígidas normas da Igreja destinadas a eles praticando o pentecostalismo acima, não se diferindo; são extensões protestantes infiltradas ou cismáticas na Igreja.
    Assim, nesse ideário relativista existia a antiga e esoterista maçonaria de antes do cristianismo, de Babilônia, do antigo Egito, etc., e sua legislação atual foi formalizada por James Anderson, pastor presbiteriano e os vínculos aproximam-se com o protestantismo – há varias acusações recíprocas de famosos pastores – e influenciou a Revolução Francesa nos princípios – igualdade, liberdade e fraternidade – idem o espiritismo e o comunismo, o qual é apenas a transposição de idéias de Lutero-maçonaria para a práxis socialista-comunista, supostamente igualitarista, fraternal em meio a contrastes marcantes de povos e pessoas, pelo menos na sua proposta; de fato, uma tremenda farsa.
    Há vídeos no You Tube de pastores em recíprocas acusações de elos com maçonaria; não passam todos de relativistas e ateus envolvidos em capas de Bíblias...
    Sem dúvidas: o orgulho e soberba camuflam-se sob tais comportamentos, inclusive o de querer cada um individualmente dar à Palavra de Deus a interpretação e aplicação pessoais, particularizadas, contrastando com 2 Pd 1,20: Antes de mais nada sabei isso: que nenhuma profecia da escritura resulta de uma interpretação particular.
    Quanto à "Reforma Protestante", prefiro "Rebelião Protestante", pois insurgiu mais foi contra a doutrina da Igreja.
    Há uma carta de grande D Manuel Pestana Filho sobre o Vaticano II - e denuncias dentre outras de mais autores como Bella Dodd e Yuri Bezmenov - das infiltrações de maçons, comunistas e protestantes na Igreja, citando o Cardeal Bugnini, Mons Benelli e o caso do bispo(?) de Kiev, agente da KGB; há varios mais altos hierárquicos prestando serviços a certas "potestades"...

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tive dúvidas, ontem mesmo o Prefeito para a Doutrina da Fé afirmou isto.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.