terça-feira, 5 de setembro de 2023

Trágico recorde de suicídios no laicizado Uruguai

Carência de religiosidade católica faz do Urugui o país com mais suicídios na América do Sul
Carência de religiosidade católica faz do Uruguai o país com mais suicídios na América do Sul
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







A falta de catolicidade no Uruguai, inferior à dos vizinhos Argentina e do Brasil, da catolicidade que qualifica o suicídio como pecado está contribuindo para que no país a taxa de suicídio atingir um nível recorde por cima de qualquer outro país latino-americano, informa “La Nación”.

Em 2022, teve uma taxa de suicídio de 23,3 mortes por 100.000 pessoas segundo dados do Ministério da Saúde de Montevideo. Nesse índice o Brasil (6,9 por 100.000 pessoas) ocupa a posição 49º e a Argentina (8,4 por 100.000) está em 52º lugar.

O Uruguai é de longe o pior da América Latina, onde a taxa média de suicídio foi de nove por 100.000 pessoas em 2019, segundo a OMS.

“As taxas de suicídio vêm aumentando desde 1990 até hoje”, disse Gonzalo Di Pascua, membro da Coordenadoria de Psicólogos Uruguaios.

A pandemia de Covid-19 só teria aguçado o processo existente de aumento dessa lúgubre taxa.

Paradoxalmente, o país é exemplo de estabilidade econômica regional e ocupa a posição mais alta (28) no Índice Global de Felicidade da ONU, disse Eduardo Katz, diretor do Departamento de Saúde Mental da Administração dos Serviços Estatais de Saúde (ASSE).

A situação se acentua nas áreas rurais uruguaias, que apresentam os maiores índices de suicídio, e entre os homens, que respondem por oito em cada dez casos no país.

Katz disse que o Uruguai apenas começou a mudar sua abordagem para lidar com o flagelo. O sistema de saúde não tem priorizado “reduzir a demanda, ou seja, trabalhar na prevenção”, disse Katz.

Caberia aos líderes religiosos e muito prioritariamente aos bispos católicos responsáveis pela condição da religião majoritária, mas que o abandono do rebanho dos fiéis está aumentando assustadoramente o ateísmo.

O recorde de suicídios é um dos índices reveladores desta marcha eclesiástica rumo ao ateísmo


3 comentários:

  1. Que Deus tenha piedade e fortaleça os homens uruguaios.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus tenha piedade das pobres almas dos homens uruguaios

    ResponderExcluir
  3. Veja este texto que aborda o problema do suicídio do ponto de vista espiritual.

    Exorcist Diary #261: Satan Exploits Our Wounds

    https://www.catholicexorcism.org/post/exorcist-diary-261-satan-exploits-our-wounds

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.