terça-feira, 21 de janeiro de 2020

“A entrada do inferno”:
o que diz o poço mais fundo jamais cavado

“A entrada do inferno”, ou superpoço soviético de Kola foi selado com formigão.
“A entrada do inferno”, ou superpoço soviético de Kola foi selado com formigão.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Na península de Kola, quase Círculo Polar Ártico há uma estação científica soviética abandonada. Ali, uma pesada tampa de metal está lacrada num piso de concreto por um anel de ferrolhos grossos e enferrujados.

Para muitos, essa é a entrada do inferno, segundo pormenorizada reportagem da BBC News.

Trata-se do Poço Superprofundo de Kola, o que mais se internou nas entranhas secretas da Terra cavado pelo homem.

Ele desce até 12,2 km e moradores locais juram que nele se podem ouvir os gritos das almas torturadas no inferno.

Os soviéticos levaram quase 20 anos para conclui-lo, mas nem de longe puderam atingir o manto da Terra que era seu objetivo. O projeto foi interrompido na Rússia pós-soviética.

“A perfuração começou na época da Cortina de Ferro”, conta Uli Harms, do Programa Internacional de Perfuração Continental Científica (ICDP, na sigla em inglês).

Portanto, no auge do ateísmo de Estado russo.



Harms trabalhou na “rival alemã” do Poço Superprofundo de Kola.

“Os russos simplesmente não revelavam nada sobre o que faziam. Quando eles começaram a perfurar, alegaram que haviam encontrado água livre e a maioria cientistas não acreditava nisso”.

“O objetivo final é obter amostras reais do manto tal qual ele existe agora”, diz Sean Toczko, gerente de programa da Agência Japonesa para Ciências da Terra Marinha.

“É a diferença entre ter um dinossauro vivo e um osso de dinossauro fossilizado”, compara.

Em outras palavras, diz a BBC News: se a Terra for como uma cebola, então a crosta onde vive se disputa a humanidade toda é como a pele fina da cebola. Tem apenas 40 km de espessura.

Para além dali, há um manto com 3.000 km de profundidade. Abaixo dele, o núcleo da Terra.

As amostras de rocha que esses furos poderiam fornecer eram tão importantes para a ciência quanto qualquer coisa que a Nasa, a agência espacial americana, trouxe da Lua. Sem excluir não confessados e tremendos usos militares.

Os EUA foram os primeiros a tentar pela famosa American Miscellaneous Society, no final dos anos 1950. Foi o projeto Mohole que decidiu fazer um atalho pelo Oceano Pacífico a partir de Guadalupe, no México. Ali a crosta terrestre é mais fina.

Os soviéticos começaram pelo Círculo Polar Ártico em 1970. Os alemães começaram na Baviera e só perfuraram até 9 km.

A base da 'entrada ao inferno' ficou como casa assombrada
A base da 'entrada ao inferno' ficou como casa assombrada
Todas essas expedições com suas diversas tecnologias foram frustras. As altas temperaturas do subterrâneo profundo, o custo e a política interromperam os sonhos dos cientistas.

No Poço Superprofundo de Kola a perfuração foi abandonada em 1992, quando a temperatura chegou a 180°C, o dobro do esperado. Não era mais possível prosseguir. O poço alemão achou os mesmos impedimentos.

A corrida foi uma versão atualizada do famoso livro Viagem ao Centro da Terra, de Jules Verne.

Hoje, “M2M-MoHole to Mantle” é um dos projetos ativos mais importantes do Programa Internacional para a Descoberta dos Oceanos (IODP). Ele planeja perfurar o fundo do mar, onde a crosta tem 6 km de profundidade.

Em 2013, a artista holandesa Lotte Geevan decidiu fazer um experimento.

Ela levou para baixo um microfone protegido por um escudo térmico, captando um som profundo e estrondoso que os cientistas não conseguiram explicar.

Nas palavras dela, o som “me fez sentir muito pequena; foi a primeira vez na minha vida que essa grande bola em que vivemos veio à vida e parece assombrosa.

“Algumas pessoas achavam que soava como o inferno. Outras, que podiam ouvir o planeta respirar”.

Mas, ela e seus colega ambientalistas não foram os primeiros a achar essa esquisitice.

Em pleno ateísmo soviético, fizeram furor os rumores que espalhava a população ignara de Kola.

Ainda perduram nas redes sociais. No Youtube por exemplo o vídeo “Voces del infierno (lamentos, gritos, lloro, sufrimiento)” atingiu mais de cinco milhões de visualizações.

Estas versões – nas quais não acreditamos – afirmam que os geólogos soviéticos perfurando o solo da Sibéria atingiram a profundeza acima mencionada.

E teriam ouvido, segundo um cientista apresentado como Dr. Azzacov, “berros e lamentações interpretados como os gritos dos condenados no inferno”. Cfr. Verbete “Pozo del infierno”.

Åge Rendalen, um professor na Noruega, exagerou a história para ridiculizá-la. Acrescentou que não acreditando nela foi ler um “relatório verídico” que registrava as vozes no poço.

E que do mesmo buraco tinha emergido um ser com asas de morcego que escreveu no céu siberiano a exclamação “Venci!”. Id. Ibid.

Nada pode tirar do espírito humano a noção de que o inferno existe e está no fundo da terra
Nada pode tirar do espírito humano a noção de que o inferno existe e está no fundo da terra
O horror teria tomado aos ateus comunistas, mas o “Dr. Azzacov” teria providenciado microfones e registrado “vozes humanas berrando de dor”. Essas seriam bem perceptíveis sobre um fundo de milhares de outras também clamando aterradoramente com grande sofrimento.

Tais “berros e lamentações” são fantasiosas, porém são reveladoras de quanto está encravado no espírito humano a percepção de que o inferno existe deveras e está no fundo da terra.

Foi só aparecerem boatos com alguma aparência de científicos que milhões de pessoas os acharam verossímeis.

Alguns podem ter caído no conto, mas a existência dos abismos infernais embaixo da superfície terrestre não só é uma verdade de fé revelada nas Escrituras, mas é uma exigência da ordem do universo.

Refletindo racionalmente, a necessidade de um prêmio às boas ações e um castigo às gravemente más, exige que na arquitetura da criação exista um Céu e um inferno.

Nem o Papa Francisco consegue remover essa percepção encravada nas almas e que é pedida pela ordem do universo.

Como tampouco consegue-se apagar a intuição de que a Rússia soviética fosse a pioneira na entrada em contato com os antros infernais.

Assim quando apareceram os boatos ligados ao superpoço soviético as versões pareceram naturais.

A certeza da existência do inferno não provem de superpoço algum, mas da Fé.


7 comentários:

  1. Interessante, mas assustador! Como foi dito no texto, a existência desse poço mostra a verdade infundida na alma humana sobre o Inferno. Devemos temer o Inferno, pois ele é real. Infelizmente estamos em tempos em que as forças satânicas se tornaram mais fortes. E há também o relaxamento de grande parte do clero, como profetizou Nossa Senhora de La Salette. Infelizmente muitos fieis que precisariam de uma ajuda especial não tem a quem recorrer... Mas não podemos perder a esperança na Misericórdia de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Esse poço embora não tenha atingido o seu objetivo - chegar ao núcleo da terra - não deixa de ter um simbolismo forte nos tempos de hoje. Com efeito, muitas visões de vários místicos e até de um papa, Leão XIII, nos dão conta de uma multidão de demônios soltos. Os demônios estão sendo soltos para a batalha do final dos tempos! Urge que haja mais exorcistas para combaterem esses seres do mal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Senhora de La Salette também previu a soltura dos demônios. Vejam!
      “No ano de 1864, Lúcifer, juntamente com um grande número de demônios, será solto do inferno. Eles vão pôr fim à fé pouco a pouco, mesmo naqueles que se dedicam a Deus. Eles irão cegá-los de tal maneira que, a menos que recebam uma graça especial, essas pessoas irão assumir o espírito desses anjos do inferno;"

      Excluir
  3. Essa tentativa dos alemães perfurarem um poço até o núcleo da terra é de que época?! Seria da época do Nazismo?! Já vi comentários de que os nazistas faziam com o ocultismo. Não seria uma tentativa de manipular forças preternaturais (demônios no caso)?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe. Uma frase ficou incompleta. "Os nazistas faziam EXPERIÊNCIAS com o ocultismo."

      Excluir
    2. Segundo o texto da BBC, os alemães tentaram perfurar seu próprio buraco ao centro da terra na década de 90 (1990).

      Excluir
  4. O Inferno é uma realidade terrível! Santa Francisca Romana, por exemplo, tem revelações interessantes sobre o Inferno, apesar de assustadoras. Não é a toa que nestes tempos tão sombrios em que vivemos, Jesus Cristo tenha apresentado ao mundo a devoção à Divina Misericórdia através de Santa Faustina Kowaska.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.