terça-feira, 17 de maio de 2022

“Teléfones tolos” escravizam menos

Vendas de telefones da Light Phone disparam e surpreendem nos EUA
Vendas de telefones da Light Phone disparam e surpreendem nos EUA
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





WhatsApp Facebook Twitter Skype Pinterest



“Telefone tolo”, ou básico de funcionalidade muito limitada, só atende chamadas e mensagens de texto, como na década de 1990. Custa a partir de R$ 45 e a conta mensal é mínima.

Uma jovem londrinense fez soar a alarme: o celular inteligente se apossava de sua vida e ela passava presa pelas redes sociais e trabalhava mal por causa de sua dependência. Agora se sente mais livre e proactiva, segundo disse a “La Nación”.

Os “telefones tolos” vivem um renascimento, as procuras em Google aumentaram 89% entre 2018 e 2021, venderam um bilhão de unidades em 2021 superando os 400 milhões de 2019, enquanto os smartphones ficaram em 1,4 bilhões com uma diminuição de 12,5% em 2020.

O psicólogo Przemek Olejniczak trocou seu smartphone por um Nokia 3310, lançado em 2000, percebeu que não havia só o benefício da duração da bateria.

“Antes eu estava sempre grudado no telefone, checando qualquer coisa, navegando no Facebook ou nas notícias ou outros fatos que não precisava saber”, diz.

“Agora tenho mais tempo para minha família e para mim. Não sou viciado em curtir, compartilhar, comentar ou descrever minha vida para outras pessoas. Agora tenho mais privacidade.”

Olejniczak, mora na cidade polonesa de Lodz, e antes “verificava tudo no meu smartphone em viagem. Agora eu aprendi a fazer todas essas coisas em casa. Já me acostumei”, explica.

A fabricante de “telefones burros” Light Phone, de Nova York, promete que seus telefones “nunca terão redes sociais, clickbait, e-mail, navegador de internet ou qualquer outra fonte inesgotável de ansiedade”.

E seu melhor desempenho financeiro foi em 2021, com vendas acima de 150% em relação a 2020, apesar de seus telefones serem caros nessa.

O cofundador da Light Phone, Kaiwei Tang, explica que o aparelho foi criado para pessoas que queriam dar uma pausa no smartphone no fim de semana, mas agora metade dos clientes o utiliza como dispositivo principal.

A escravidão é tal, diz Kaiwei, que “se os alienígenas viessem à Terra, eles pensariam que os telefones celulares são a espécie superior que controla os seres humanos. E essa situação só vai piorar. Os consumidores estão percebendo que algo está errado e nós oferecemos uma alternativa”.

Não tão 'tolos' assim
Não eram tão 'tolos' assim
Os principais clientes da empresa têm entre 25 e 35 anos, e não muito mais velhos como eles acharam no início.

A professora Sandra Wachter, especialista em tecnologia e pesquisadora sênior em inteligência artificial da Universidade de Oxford, diz que “pode-se dizer com razão que hoje a capacidade de um smartphone de conectar chamadas e enviar mensagens curtas é quase um recurso secundário”.

Veja o absurdo, explica ela, e reflita: “seu smartphone é seu centro de entretenimento, seu gerador de notícias, seu sistema de navegação, seu jornal, seu dicionário e sua carteira”.

Então você é o que sobra disso. Não é muito, não é?

Os smartphones assediam tua “atenção” com notificações, atualizações e notícias de última hora que constantemente interrompem o dia. “Isso pode te deixar nervoso. E até pode ser esmagador."

“Faz sentido que alguns estejam 'telefones idiotas' que te oferecem um retorno a tempos mais simples”, acrescenta Wachter.

“Você poderia liberar mais tempo para se concentrar totalmente em uma única tarefa e persegui-la com mais propósito. Pode até acalmar as pessoas. Estudos mostraram que muitas escolhas podem criar infelicidade e turbulência”.


2 comentários:

  1. O Senhor saberia dizer se no Brasil ainda existem estes telefones tolos?
    Seria interessante um artigo sobre o assunto no Brasil
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida existem. Tenho vários colegas que deixaram os smartphones e compraram "tolos" temendo sobre tudo os assaltos que querem o PIX e o acesso à conta bancária. Entre os muitos vendedores está Kalunga: https://www.kalunga.com.br/depto/smartphones-telefonia/telefones-celulares/8/267?menuID=34
      Amazon: https://www.amazon.com.br/Multilaser-Flip-Celular-Vita-Dual/dp/B074T48Z3W/ref=asc_df_B074T48Z3W/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379773236150&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=17260756116124435638&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1001773&hvtargid=pla-894036113005&th=1
      Americanas e muitas outras

      Excluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.