terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Exército dos EUA recomenda a sesta

Exército americano recomenda favorecer a sesta 03 Fonte U.S. Medicine
Exército americano recomenda favorecer a sesta 03 Fonte U.S. Medicine
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








O exército americano é o melhor preparado do mundo e edita um Manual para os soldados se manter com boa saúde. A última versão se denomina “Saúde e boa forma holística” (PDF) e foi reeditado em outubro de 2020.

Ele inclui uma fórmula bem conhecida por nós, povos latinos, mas é pouco praticada nos países nórdicos e anglo-saxônicos. Trata-se do que o Manual chama de “sesta estratégica”.

O manual investiga as diferentes preparações que um soldado precisa: físicas, nutricionais, mentais, espirituais. E, por último, mas não menos importante; o sono, ao qual dedica um capítulo inteiro, conforme relatado pelo The New York Times.

“O sono é um requisito crítico para a saúde e função do cérebro, ensina o manual. A prontidão para dormir é a capacidade de reconhecer e implementar os princípios e comportamentos do sono necessários para apoiar o funcionamento ideal do cérebro.

“A prontidão para dormir, por sua vez, apoia a habilidade de um soldado para satisfazer as demandas físicas e não físicas de qualquer dever ou posição de combate, cumprir a missão e continuar lutando e vencendo”, destaca o texto.

O Exército dos EUA recomenda aos soldados dormir de 7 a 9 horas por noite, a fim de atingir o chamado de “ritmo de alerta circadiano”. Mas para quem não consegue isso recomenda tirar um cochilo à tarde.

Exército americano recomenda favorecer a sesta
Exército americano recomenda favorecer a sesta
O manual destaca que há uma 'queda' temporária no estado de alerta à tarde, especialmente em pessoas com dificuldade para dormir. Por isso recomenda uma “imersão” após a refeição, em que aumenta a atividade digestiva e também o cansaço do corpo.

A sesta é a oportunidade de “um repouso de boa qualidade durante o dia, que ajuda a apagar qualquer carência do sono”.

“Os soldados podem tirar esses cochilos sem interromper significativamente o ritmo circadiano de alerta, desde que não sejam longos ou frequentes ou que prejudiquem a capacidade de iniciar o sono à noite”, diz o documento.

O manual exorta os oficiais a considerarem cochilos longos como uma forma de recuperação para seus soldados, nos casos em que uma missão em andamento não os deixe adormecer à noite.

O manual de aptidão física insiste com os oficiais: “Os ambientes operacionais ou de treinamento devem ser seguros para os soldados dormirem.

“Isso também se aplica a áreas onde os soldados cochilam. Certifique-se que os soldados não tentam tirar uma soneca na frente, atrás ou embaixo de caminhões, tanques ou outros veículos”. 



2 comentários:

  1. Texto muito interessante! Revela a sabedoria dos povos latinos.

    ResponderExcluir
  2. Veja que impressionante!

    Milagre? Árvore cai após temporal e imagem de Nossa Senhora fica ilesa entre os galhos
    https://www.sinaisdoreino.com.br/?cat=1&id=13352

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.