quarta-feira, 20 de abril de 2016

Mosteiro de santos penitentes vira hotel de divertimentos

A igreja do convento dominicano de Aracena transformada em lobby e salão.
A igreja do convento dominicano de Aracena transformada em lobby e salão.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



Em 1662, a beata Soror María de la Trinidad de Aracena, fundou um mosteiro por ordem expressa de Nossa Senhora do Rosário e de São Jacinto, que apareceram para ela, na província de Huelva, Espanha.

Tratou-se de um mosteiro de dominicanas de clausura estrita.

E isso ficou marcado em cada detalhe do prédio como nas grades das antigas celas, nas paredes de pedra e nas abóbadas de tijolo do antigo coro da igreja barroca.



Grades de antiga cela das freiras de clausura no ex-convento dominicano de Aracena
Grades de antiga cela das freiras de clausura
no ex-convento dominicano de Aracena
A Beata não o viu terminado, mas o mosteiro virou o local mais venerado da cidade.

Agora o convento foi transformado no Hotel Convento Aracena onde as celas de penitência foram mudadas em quartos de luxo.

O coro da igreja foi subdividido em suítes, segundo informou o site “Ocholeguas”, portal de viagens do jornal “El Mundo” de Madri.

O novo conjunto é completado por um SPA que oferecesessões esotéricas de reflexiologia, aromaterapia, banheiras de hidromassagem, sauna e todo tipo de tratamentos relaxantes ou não (sic!).

O ex-convento onde santos afastavam a ira de Deus pelos pecados dos homens, transformado em local de prazeres.
O ex-convento onde santos afastavam a ira de Deus pelos pecados dos homens,
transformado em local de prazeres.
Os mosteiros, especialmente os mais penitenciais como os de clausura, funcionavam como verdadeiros para-raios da cólera divina ofendida pelos pecados dos homens.

O que é que vão atrair esses locais dessacralizados e até profanados num mundo que se afasta cada vez mais de Deus e vai à procura de qualquer espécie de prazer, legítimo ou não, que lhe oferece o pai da mentira?


3 comentários:

  1. Triste ver lugares sagrados sendo dessacralizados, no entanto eles são um símbolo do que esse mundo se transformou. Um mundo que sacudiu de si o julgo suave de Nosso Senhor Jesus Cristo para abraçar o jugo pesado da carne, cujos frutos são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. (Gálatas 5:19-21) Não é a toa que está cada vez mais difícil viver no mundo de hoje e que as pessoas estão ficando cada vez mais doentes no corpo, na alma e na mente.

    ResponderExcluir
  2. Não é a toa que Nosso Senhor Jesus Cristo disse no Evangelho: quando o Filho do Homem voltar, encontrará fé sobre a terra? (Lucas 18,8).

    ResponderExcluir
  3. Digo com toda a sinceridade... Não há incentivo na Igreja de hoje para viver essa vocação ou de ser pregador. E digo que não há porque mesmo os mais católicos creem que a salvação está em todo lugar. Por que converter se posso ser salvo numa seita qualquer? Por que pregar se o líder máximo da Igreja, sucessor de Pedro, beija aquele livro maldito? Por que aplacar a ira de Deus se tudo que Ele deseja de nós é que sejamos bonzinhos e "não julgueis"? Outro dia mesmo ouvi o Padre Leo - as portas da beatificação - dizer que Deus salva os judeus porque eles são fiéis.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.