quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Fecharão centenas de igrejas na Holanda

Igreja de Sankt Jacobus em Utrecht, Holanda, já virou residência
Igreja de Sankt Jacobus em Utrecht, Holanda, já virou residência

Entre 600 e 700 igrejas católicas serão dessacralizadas e entregues a uso profano nos próximos cinco anos, informou o jornal oficioso vaticano L’Osservatore Romano, citado por CWN. 

O jornal vaticano citou estatísticas da “Future for Religious Heritage”, associação dedicada a preservar os prédios religiosos. Entre 400 e 500 locais de reunião protestantes também serão desafetados até 2018.

A Holanda conta com 1.267 igrejas paroquiais católicas, só ficam 2.804 padres e apenas 179 seminaristas, segundo as estatísticas Vaticanas.

Na Holanda fecham duas igrejas por semana, segundo a agência Reuters. Um dos problemas menores – mas quão importante – é o destino das obras de arte sacras.

Em sentido contrário, congregações tradicionais andam à procura desses objetos religiosos tão simbólicos e necessários para o culto, acrescenta Reuters.

Esta observação faz sentir que o fechamento das igrejas está ligado à modernização promovida nas últimas décadas em nome do “espírito do Vaticano II”.

Objetos sacros podem acabar como neste Café em Tóquio
Objetos sacros podem acabar como neste Café em Tóquio
Esse “espírito” dizimou clero e fiéis, e agora chegou ao ponto – aliás, anunciado como objetivo do progressismo – de liquidar o patrimônio eclesiástico.

Na igreja de Eindhoven, o altar foi enviado para a catedral da República Dominicana, mas o prédio sagrado foi transformado num posto de saúde, bem no gosto do progressismo miserabilista e anti-tradicional.

Ouras igrejas católicas viraram livrarias ou teatros, enquanto os objetos religiosos foram repassados para igrejas na Ucrânia.

Essas transferências são as menos chocantes. Segundo Eugene van Deutekom, arquivista e historiador diocesano reconheceu que há tantos objetos religiosos sobrando que custa achar igrejas que os aceitem. A solução menos pior seria doá-los a museus.

A frequentação dos católicos à Missa dominical foi a mais alta da Europa antes do Vaticano II, mais de 90%, disse o Pe. Jan Stuyt de Nijmegen.

Também na Inglaterra:
igreja transformada em moradia, Northumberland
“Agora estamos abaixo do nível da Franca”, com uma frequentação inferior a 10% dos fiéis. A igreja modernizada não atraiu ninguém e repeliu a maioria.

Entre 1970 e 2008, já foram demolias 205 igrejas católicas holandesas, enquanto outras 148 foram convertidas em lojas, centros de saúde, restaurantes, apartamentos ou ainda outros usos não explicados.

Marc de Beyer, curador do Museu Catharijnecovent de Utrecht reconheceu que há um super-fornecimento de obras de arte religiosas provenientes das igrejas dessacralizadas: por volta de 150.000 objetos sagrados.

Entrementes, o temido risco de esses objetos sagrados serem usados de formas que tocam na blasfêmia ou escarnio da religião tem se verificado. Alguns bares e discotecas utilizam desrepeitosamente ou com intenções blasfemas.

Sem falar do temor, que muitos dos prédios sejam convertidos em mesquitas.


3 comentários:

  1. Triste e lamentável que as coisas tenham chegado a esse termo ou a esse ponto! Esse artigo me fez pensar no Beato Pe. Eustáquio que foi um padre holandês, que foi missionário no Brasil. Ele tinha o dom das curas (mas não era carismático, rsrs). Ele obtia curas de Deus rezando unicamente orações do ritual romano pelos doentes.
    Aqui no Brasil, alguns conventos já fecharam devido a falta de vocações; mosteiros, também. Talvez se não houver uma reforma séria nos seminários no Brasil, muitos conventos e mosteiros fecharão, e depois, com a falta de padres, fechem também as Igrejas. Não é desejo meu que isso acontece. Pelo contrário, espero que os clérigos e religiosos que estão no mau caminho voltem para o bom caminho!

    ResponderExcluir
  2. POBRE HOLANDA, POBRE EUROPA !!!AGEM COMO SE NÃO PODESE ACONTECER UM TSUNAME COMO NO JAPOM !

    ResponderExcluir
  3. De fato, a Holanda poderia muito bem ser atingida por uma espécie de tsunami. Sabe-se que são os diques artificiais ou construções humanas que estão impedindo que as ondas ou o mar tome conta do território holandês. Acontece que toda construção humana é frágil. Recentemente em Portugal, houve uma onde gigante que lembrou um tsunami. Vejam o vídeo:

    Caught on camera: Massive wave sends people running on Portugal beach
    Publicado em 07/01/2014
    Courtesy: Ricardo Fonseca
    http://www.youtube.com/watch?v=3HYVlpLBob0&feature=share&list=PLSyY1udCyYqB5X-QFsohgcAnpHjcwWmD3

    Como o Giovanni disse, uma catástrofe natural poderia muito bem se tornar um meio de castigar os pecados dos holandeses. O Brasil que não se descuide também! Deus tenha misericórdia de nós!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.