segunda-feira, 27 de março de 2017

Entre 2.000 e 3.000 religiosos
abandonam anualmente a vida consagrada

A igreja de São Judas Tadeu em Montreal, Canadá,
transformada em academia de fitness, interior e exterior.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Dom José Rodríguez Carballo, secretário da Congregação vaticana para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, vem aplicando a nova linha pastoral alegadamente “misericordiosa” do Papa Francisco.

Essa linha implica em estimular a mundanização das ordens religiosas, mas também em hostilizar as ordens religiosas austeras e cheias de espírito sobrenatural que atraem autênticas vocações.

O caso lancinante ainda não resolvido e um o dos mais clamorosos é o dos Franciscanos da Imaculada, ramos masculino e feminino.

Porém, ele disse deplorar a fuga de padres e freiras das ordens religiosas, escreveu o site Vatican Insider, que partilha a linha teológica pastoral adolescente que esvazia seminários e conventos.

Mons José Rodríguez Carballo
Mons José Rodríguez Carballo
Em reunião plenária de sua Congregação, discutiu-se com alarme a autêntica “hemorragia” de padres e freiras que se verifica na Igreja, especialmente nas ordens e dioceses que mais afrouxaram os costumes eclesiásticos com a ilusão de atrair jovens com uma imagem “moderna”.

“Se o Papa fala de ‘hemorragia’ quer dizer que o problema é preocupante, não só pelo número, mas pela idade dos novos candidatos”, na sua maioria vocações tardias.

“As cifras dos abandonos nos últimos anos prosseguem constantes”, continuou. “Entre 2015 e 2016 tivemos por volta de 2.300 abandonos de religiosos e religiosas por ano”, acrescentou. 

Ele especificou os números precisos das causas dessas desistências, que em não poucos casos são apostasias acompanhadas de escândalo.

O mesmo Dom Rodríguez Carballo, que já ocupava o cargo de secretário de referido dicastério vaticano, havia informado em 2013 que mais de 3.000 religiosos e religiosas estavam abandonando anualmente a vida consagrada, segundo informara o “Vatican Insider”.

Em artigo publicado no L’Osservatore Romano, o alto dignitário citou 11.805 dispensas emitidas por sua Congregação em cinco anos, com uma média anual de 2.361 casos. Por sua vez, a Congregação para o Clero, havia concedido no mesmo período mais 1.188 dispensas das obrigações sacerdotais e 130 das obrigações do diaconato.

O total somado indicava que em cinco anos abandonaram hábitos e batinas 13.123 religiosos ou religiosas, ou 2.624 cada ano.

Os números engrossam com os casos cuidados pela Congregação para a Doutrina da Fé, de religiosos ou sacerdotes que renegaram a Fé.

A igreja do Espírito Santo em Limoilou, Canadá, agora serve de sede permanente da Escola do Cirque de Québec.
A igreja do Espírito Santo em Limoilou, Canadá,
agora serve de sede permanente da Escola do Cirque de Québec.
Então, explicou o bispo vaticano, o número mais aproximado, mas bastante seguro, superava os 3.000 religiosos e religiosas que abandonaram a vida consagrada, a qual haviam prometido seguir até o fim de seus dias.

Dom Rodríguez Carballo tentou justificar essa espantosa recusa do chamado de Jesus Cristo e de sua Igreja aduzindo a mentalidade de zapping hodierna.

O argumento de longe incompleto não convenceu, mas serviu de emplastro para tampar a espantosa chaga aberta e infeccionada.

Entrementes, o prelado continua com a política “pastoral” de hostilizar, “comissariar” e/ou fechar conventos e seminários fervorosos que se enchem de candidatos pela sua adesão disciplinar, moral e teológica aos ensinamentos tradicionais da Igreja, e que por isso mesmo são mal vistos no “pontificado da misericórdia”.



8 comentários:

  1. A crise de falta de vocações, sacerdotais e religiosas, é um sinal dos tempos; um sinal de que estamos no fim dos tempos. No fim dos tempos, a Bíblia prevê que as vocações vão faltar. Vejam!
    Amós 8,11:
    "Virão dias - oráculo do Senhor, meu Deus - em que alastrarei a fome pela terra, não fome de pão nem sede de água, mas fome de ouvir a palavra do SENHOR."

    A fome da palavra de Deus por falta de operários da messe é a realização das profecias que estamos vivendo.

    Essa falta de vocações indica também uma falta de fé, da qual também nos fala a Bíblia, quando Nosso Senhor Jesus Cristo indaga no Evangelho: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18,8)

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o artigo mencionar a crise de fé em Quebec, pois tinha lido algumas semanas atrás um artigo justamente sobre o assunto. Se me permite, gostaria de partilhar o link do mesmo.
    Quebec: A Crise do Ocidente
    https://pt.gatestoneinstitute.org/9956/quebec-crise-ocidente

    ResponderExcluir
  3. Outro dia eu estava lendo uma entrevista com o Papa Francisco do jornal alemão Die Zeit e, em uma das primeiras perguntas, foi perguntado ao Papa Francisco sobre a crise da vocações. A resposta dele me chamou a atenção, pois ele deu o exemplo da Suíça que eu não sabia que é tão crítico. Partilho a pergunta/resposta da entrevista.

    Die Zeit: O número de sacerdotes diminuiu. Cada vez menos fiéis, e cada vez menos padres e muita coisa para fazer.
    Papa Francisco: “É um grande problema. Na Suíça é pior, não? Muitas paróquias estão nas mãos de mulheres dedicadas que nos domingos conduzem as orações. É um problema a falta de vocações. É um problema que a Igreja deve resolver, procurar como resolver isso”.

    http://www.news.va/pt/news/papa-francisco-entrevista-ao-jornal-die-zeit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outubro de 2018, vai haver um sínodo dos bispos dedicado aos jovens. Ainda não li o documento preparatório desse sínodo, mas tendo olhado rapidamente o texto desse documento, parece que vão abordar a questão da falta de vocações, ou a falta de interesse dos jovens em relação ao sacerdócio e à vida religiosa.

      Excluir
  4. BOM DIA
    ESTAMOS VIVENDO ERA DA DESCONSTRUÇÃO DO SAGRADO. A TERRÍVEL CALAMIDADE ESTÁ DENTRO DA IGREJA E O SISTEMA RELIGIOSO ESTÁ CONECTADO COM A CORRUPÇÃO. A IDEOLOGIA DA DESSACRALIZAÇÃO MINOU AS ESTRUTURAS ECLESIÁSTICA. A ONDA É: DESEGREIJADOS!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de partilhar uma entrevista com um exorcista. Trata-se de um padre mexicano que exerce o ministério do exorcismo em uma cidade da Suíça. É interessante notar que até há alguns anos atrás não existiam exorcistas na Suíça. No mundo todo cresce o número de exorcistas, menos no Brasil.
    http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/20806/Padre-exorcista-Cesar-Truqui-Pessoas-possuidas-vivem-de-maneira-comum-O-diabo-nao-age-continuamente-nelas-Ha-momentos-em-que-o-diabo-age-E-ha-outros-momentos-em-que-nao

    ResponderExcluir
  6. Uma notícia que pode interessar os demais leitores. O Padre Roberto Lettieri, que ficou famoso no Brasil por ter fundado a Toca de Assis e participar do movimento carismático, foi destituído do estado clerical.

    https://fratresinunum.com/2017/04/10/padre-roberto-lettieri-o-veredito/

    ResponderExcluir
  7. Um artigo sobre como a crise de padres em Portugal está fazendo com que mulheres presidam cultos na Igreja.
    Sinal dos Tempos: Na falta de padres, mulheres celebram cerimônias em igrejas de Portugal
    http://www.imaculadamaria.com.br/Pagina/20827/Sinal-dos-Tempos-Na-falta-de-padres-mulheres-celebram-cerimonias-em-igrejas-de-Portugal

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.