segunda-feira, 24 de junho de 2019

Menos rede social melhora a sociabilidade!

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








As prestigiosas universidades de Stanford e Nova York elaboraram um dos mais exaustivos estudos já feitos até o presente sobre os efeitos do uso atual das redes sociais, informou “El Mundo” de Madri.

Uma conclusão inesperada é que abandonar o uso de redes como Facebook melhora a saúde mental, a sociabilidade e o estado de ânimo das pessoas.

O estúdio acompanhou mais de 2.800 pessoas recrutadas a través de anúncios nessa rede social.

A uma metade foi pedido desativar as contas de Facebook durante quatro semanas, enquanto que a outra metade serviu como “grupo de controle”.

Os participantes também se submeteram a diversificados testes a respeito da atualidade e descreveram suas rotinas diárias e seu estado de ânimo durante o experimento.

Os responsáveis do estudo tiveram licença para monitorar as contas dos voluntários para garantir que realmente permaneciam inativos.



Aqueles que deixaram de usar a rede social, dedicaram mais tempo a se relacionar com amigos e familiares. Também realizaram atividades não relacionadas com a Internet.

“A desconexão causou pequenos mas importantes melhoramentos na sensação de felicidade e satisfação, reduziu os níveis de ansiedade e depressão”, garantem os responsáveis pelo estudo.

Após completar as semanas de desconexão, os usuários voltaram a usar Facebook, mas reduziram o tempo que lhe dedicavam diariamente.

Isso indica que até uma desconexão temporária pode ter efeitos positivos nos costumes das pessoas.

O tempo diário dedicado a Facebook se contraiu num 23% em relação ao grupo de controle.


3 comentários:

  1. Acho que o que atrapalha nas redes sociais, principalmente no Facebook, é o grande número de "amigos". Gerenciar tantos relacionamentos, ainda que virtuais, é estressante. Acredito que um número menor de "amigos" nas redes sociais seria mais saudável. Mesmo assim, às vezes é necessário se desconectar um pouco, cada um sabe o tanto de tempo de que necessita, para ter mais saúde mental. Por outro lado, um grande mal do mundo de hoje é a solidão, a falta de solidariedade e compaixão para com o próximo. Gostaria, por exemplo, de saber o que um bom psicólogo, ou mesmo, uma pessoa com espiritualidade profunda, diria sobre o contraste entre a busca de amigos virtuais x a dificuldade de encontrar verdadeiros amigos no mundo real.

    ResponderExcluir
  2. Veja!
    Samsung diz que em cinco anos ninguém mais usará smartphones
    https://canaltech.com.br/inovacao/samsung-diz-que-em-cinco-anos-ninguem-mais-usara-smartphones-143115/

    Apesar dessa previsão, fico com certa dúvida, pois os smarthphones são caros e ainda tem muita gente que não tem um.

    ResponderExcluir
  3. Vejam!
    https://www.dw.com/pt-br/ci%C3%AAncia-comprova-solid%C3%A3o-nos-deixa-doentes-e-pode-matar/av-49027523

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.