quinta-feira, 10 de setembro de 2009

500º aniversário de Calvino gera polêmica na Itália


Os 500 anos do nascimento do heresiarca João Calvino suscitaram polêmica no catolicismo italiano, segundo “Corriere della Sera”. O mensário de cultura “Cristianità” publicou um estudo do presidente do Studium Theologicum Salesianum de Jerusalém, Pe Roberto Spataro S.D.B. Texto completo.

Calvino, segundo o Pe Spataro. foi consumido pelo ódio sectário e a prevaricação, que ele justificava pelos fines que tinha em vista. Ele foi, segundo o teólogo, “um revolucionário de um radicalismo terrível alimentado pela sua irritabilidade e sua violência apaixonada”.

Um predecessor, acrescentamos nós, de Robespierre e Lenine.

O Pe Spataro retrata o Calvino histórico: um líder sectário hirto e maníaco, que usava uma máscara de puritanismo severo, e abusou largamente de seus seguidores. Com audácia orgulhosa jogou-se contra a Igreja, Papas e Concílios, desencadeou guerras, profanou igrejas, imagens e objetos santos.

Mandou crucificar sacerdotes católicos, mutilou-os horrivelmente, mandou lhes arrancar as entranhas para encher o cadáver de feno e logo depois entregá-lo como pasto para animais. Até o Santíssimo Sacramento foi dado como alimento a um quadrúpede.

A ditadura opressiva de Calvino resultou em invasão das casas de família, espionagem dos cidadãos, exílios, decapitações.

Seus escritos estão cheios de blasfêmias, mostrou o douto eclesiástico. Proibiu a devoção a Nossa Senhora e aos santos, o jejum e a abstinência e atribuir qualquer valor às boas obras, como mostra o estudo do Pe Spataro.

Adulterou os Evangelhos para fazê-los concordar com seus dogmas irracionais como a predestinação, a salvação só pela fé e a condenação arbitrária de muitos exigida pela glória de Deus!

Ébrio de orgulho e arrogância concebeu um Deus egoísta e colérico modelado à sua própria imagem.

O mais espantoso é que em pregações e em certos jornais católicos como o diário “Avvenire” porta-voz da Conferência Episcopal Italiana, um falso ecumenismo tentou apresentar uma imagem “light” e, portanto falseada, de um dos homens mais daninhos da História.

Desejaria receber atualizações gratis e instantâneas do blog 'Luz de Cristo x trevas da irracionalidade' no meu E-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.